sábado, 2 de dezembro de 2006

I. «Câmara Clara»




"Nos anos 80, Prince, o intérprete e compositor norte-americano, cantou a sida como «uma grande doença com um pequeno nome». Se houve sector afectado pela infecção do século foi o meio artístico e intelectual. Desde há 25 anos, a frequência das mortes entre criadores e pensadores implicou uma perda inestimável para o património cultural da humanidade. Por outro lado, grandes livros, filmes, obras visuais, peças de teatro nasceram a partir do tema da doença.

Que impacto teve e tem hoje a sida no comportamento destas comunidades? Que resultados efectivos têm as campanhas de informação e de combate ao contágio? O artista gráfico Henrique Cayatte, que desenhou o símbolo da ABRAÇO e que desde a primeira hora oferece o seu trabalho para o esforço de combate à doença, e Nuno Silva Miguel, um médico psiquiatra com vasta experiência clínica em toxicodependência e saúde mental, e trabalho em educação sexual e prevenção da sida, foram os convidados de Paula Moura Pinheiro. Acaba, entretanto, de sair o último relatório da ONU sobre a situação mundial da sida, cujas conclusões são assustadoras, e assinalou‑se o Dia Mundial Contra a Sida.

Nesta emissão de Dezembro, Câmara Clara apresentou o primeiro de uma série de «cabazes culturais» para o Natal."


Parabéns e obrigado à 2: e a Paula Moura Pinheiro por tão elevado momento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só lamento não ter visto.E não tenho desculpa,pois uma das minhas maluqueiras é logo de manhã ver as programações do dia nos canais que me interessam, e depois gravar.Mas esse escapou-me pois pensei que fosse outra coisa. Pode ser que repita...
Um abraço.
Ah...já fazes parte da minha "blogosfera",já tinhas reparado?

RIC disse...

Pena, João, porque dos 4 canais generalistas de sinal aberto é o único que ainda vale a pena ver, exceptuando uma ou outra coisa da RTP1. Quanto aos outros dois, há muito que deixei de os ver.
Já vi, já vi, sim! Esplêndido trabalho! Muitos parabéns!