domingo, 26 de agosto de 2007

Regalo para os olhos e a fantasia...

O prometido é devido, e neste caso é bem verdade que o prazer é todo meu e a honra também!
Mostro, hoje e aqui, a arte pictórica de um amigo bloguista que, pelo que pude verificar, é mais conhecido – e mais premiado também – como cartoonista, mas a sua pintura, a meu ver, ombreia facilmente com a de nomes nacionais consagrados. Nicknames à parte, apresento António Ferreira dos Santos.


Ascensão

Barroco

Devaneio

Outono 2

Paisagem

Vitral

Muito obrigado, António, por esta oportunidade e pela tua arte!

Para um contacto in loco com o pintor e o cartoonista, aqui fica o elo para o seu blogue «Cartoonices – Retalhos da arte de um cartoonista». Vão lá ver e deliciem-se!

Dedico este édito – para mim, muito especial – à memória já saudosa do professor, intelectual, escritor e figura cimeira da cultura portuguesa, Eduardo Prado Coelho.

RIC

24 comentários:

kevin disse...

Those paintings have a lot of vibrant colour. Very beautiful.

I hope you managed to get some sleep last night. You must have had a late night.

Thanks for the new vocabulary...sob chuva. I can see the relationship of the word 'chuva' to Spanish not in the way it's spelt but the way it is pronounced.

Have a relaxing Sunday,
Abraco,
Kev in NZ

RIC disse...

Hello dear Kevin!
They are beautiful indeed! They're the work of a blogger friend from Oporto. Besides being this marvellous painter he's also an excellent cartoonist!

Well, I did sleep a few hours, that's enough and I'm okay, thanks!
«Sob chuva» isn't the common way we say it; we say instead «debaixo de chuva», which is more similar to Spanish «bajo».
You're quite right, dear friend! A student of languages should never let himself be fooled by spelling. Pronounciation is the best guide. «Ch» in Portuguese is the same as «sh» in English, not as «ch» in Spanish!
Um domingo sereno para ti também!
Um abraço! :-)

kevin disse...

Ola Ric
Suday has now finished here so it is soon Monday. I hope the weather today in Lisboa is much better today. I hope the view across the Tagus is clear this morning.

I hope you have had the opportunity to have a 'bica' this morning. It is too late for me to have one now but i will have a NZ version tomorrow in the morning. I only wish it was a Portuguese one.

Abraco meu amigo,
Kev em NZ

António Sabão disse...

Obrigado Ric, pela divulgação do meu trabalho no teu excelente espaço :-))
Abração

Luís Galego disse...

registe-se a qualidade da obra e assinale-se também a referência à morte de um intelectual, num país onde o que vale são os números, os condominios fechados, porque cultura é coisa de somenos...

RIC disse...

Dear Kevin!
As I now answer to you, it's over midnight in New Zealand, so I guess you're in bed already. The weather here goes on rather unsteady, and I fear it will rain again this afternoon...
Yes, as a matter of fact I've had my morning bica already, and soon I'll be having lunch. I'm flattered that you like Portuguese coffee that much! Honestly, I do like it very much myself, too!
I wish you a great week, dear friend! Sleep tight!
Um abraço amigo! :-)

RIC disse...

Olá António!
Não tens de quê, meu caro! Desde que pela primeira vez vi os teus quadros pensei uma «coisa» deste género. Não tenho a MENOR dúvida de que o teu trabalho merece muitíssimo mais (quem sou eu...). Assim, espero e desejo que alcances os teus objectivos e realizes os teus sonhos artísticos (neste caso, óbvio!). Sucesso!
Quanto ao meu espaço, tento apenas estar atento ao que me rodeia e não somente a algumas coisas...
Abração para ti também!
Obrigado! :-)

RIC disse...

Olá Luís!
Obrigado por assinalares o que para mim é há muito um princípio de vida. A obra de um artista é para mim mais preciosa que os muitos milhões de que muitos muito falam...
Quanto à morte de Eduardo Prado Coelho, deixa a cultura portuguesa mais órfã ainda... E não tratei o assunto em separado por não gosto de necrologias.
Abraço! :-)

Jack disse...

I really love some of these.

Anónimo disse...

Os trabalhos do António são excelentes.
Ele tem um portofólio imenso!
Grande e merecida homenagem!
Abraço

RIC disse...

Hello dear Joel!
It's a great pleasure to have you around! I'm really happy now, because I've missed you!
Lovely, beautiful and great, aren't they? I love them too!
Wish you the very best, dear friend!
Hugs! :-)

RIC disse...

Olá Bernardo!
Tive grande dificuldade em escolher estas seis, já que quase todas me agradam.
Obrigado a ti também por mo teres dado a conhecer! Parece que ele também gostou... Espero que sim!
E ainda bem que te agradou a ti também!
Abraço, meu caro! :-)

GMaciel disse...

Depois de tomar conhecimento, no Cuaoléu, deste nick, não resisti a seguir-lhe o trilho e aqui estou, impossibilitada de voltar atrás sem lhe deixar o meu apreço por tudo o que aqui vi.
Devo começar pelo latim, do qual sou ignorante profunda, confesso, tirando aquelas pequenas coisas que o comum mortal conhece, mas apaixonada pelo mesmo, talvez porque o meu pai foi professor desta língua - muito desgostoso deve ter-se sentido com a ignorância e, à época, desinteresse da filha.
Em segundo lugar, pelo belíssimo trecho da Flauta Mágica do, a meu ver, génio maior da música reconhecida como erudita, Mozart.
Por fim e não exactamente nesta ordem, pela apresentação do trabalho de um querido amigo, o António Ferreira Santos. Sou a orgulhosa proprietária de um dos seus quadros, gentilmente oferecido pelo próprio, o "Fantasia, e digo-lhe que tê-lo nas mãos e sob o nariz, é soberbo, pelo traço, cor, expressão e sentimento do dito.
Posto isto, creio que me resta dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo seu blogue.

RIC disse...

Caríssima GMaciel!
Em primeiro lugar, muitíssimo obrigado pela sua visita. É muito bem-vinda! Fez muito bem!
Em segundo, fiquei sem palavras depois de ler o seu comentário... Mais uma vez, muito obrigado. O Latim do título mais não foi do que um pretexto inicial para conseguir um título que o Blogger aceitasse... Como vê, sem mérito... Vou tentando não esquecer o pouquinho que aprendi nos idos de setenta... Pois... Rsrs! O trecho da «Flauta Mágica» está hoje para alegrar a exposição, mas como de Mozart sou um indefectível apreciador, quase todos os dias há um apontamento diverso. Sem música é-me difícil viver, e quando descobri que o blogue também podia «tocar», cheguei ao paraíso! Rsrs!
Quanto ao António, já lhe havia pedido licença para as cópias há algum tempo, com a promessa de fazer o que hoje está aqui. Gosto mesmo MUITO da pintura dele. Desde que a vi pela primeira vez no blogue do Bernardo. Tem todas as razões para se sentir orgulhosa! O António é um artista de mão cheia!
Fico muito contente com a sua visita! Esteja à vontade para voltar sempre que quiser!
Beijinho! :-)

(Num registo mais informal: adorei a descasca que deu nos anónimos! Ah valente! Espantosa argumentação! Parabéns!)

Professor Benjamin Levi Marks disse...

delightful visuals and music.

Leo Carioca disse...

Fantástico!
Muito bom!

RIC disse...

Hello... dear Will!
Aha!
You are such a teaser!... Are you somehow playing with my memory? «Wanna» bet you lose?...
Very well then, Professor! I'm glad you liked both the «visuals» (strange way of referring to paintings...) and the music! Thank you so very much!
Best wishes to the Pacific coast!
:-)

RIC disse...

Olá Leo!
Belíssimas telas, não são? Fabuloso trabalho, sem dúvida!
:-)

GMaciel disse...

Ric, não tem o que agradecer, fui sincera na minha apreciação e não lhe retiro uma vírgula.
:)
Também sou admiradora confessa e fanática de Mozart, tenho a "Flauta Mágica" pela Orquestra Filarmónica de Londres, na versão inglesa, e os concertos números 3 e 5 para violino e orquestra, entre outros com menor qualidade de gravação.
Cresci a ver os concertos, óperas e bailados na RTP - bons tempos esses - e assim eduquei o ouvido e o espírito. O meu marido não apreciava, mas depois de começar a ouvir - por acaso iniciou-se com Vivaldi e as quatro estações - e hoje não dispensa uma hora, no mínimo, de audição quando chega do trabalho.
:)
beijos

PS: quanto ao assunto dos fedelhos,tenho um péssimo feitio com tudo o que seja arrogância e cobardia, por isso reagi como reagi. Já pedi desculpas ao Bernardo por ter dado "trela" àqueles energúmenos, mas ele também apreciou pelo que ficámos todos a jogar em casa. Antes assim!
:)

RIC disse...

Olá Graça!
Obrigado pela resposta!
Por mim, creio que ficaremos melhor se passarmos à «fase seguinte» e deixarmos a formal 3.ª pessoa de lado; aqui, na blogosfera, parece ser a regra e eu também prefiro ser tratado por «tu».
Quanto a música, e sem grandes distinções de géneros, gosto muito de quase tudo o que «meta» piano. É a minha grande preferência. Mas harpa, flauta e órgão são bons substitutos. O que menos aprecio são os metais. E concordo plenamente: a música pode ser um excelente educador do ouvido, do espírito e do gosto. Pena é que os nossos jovens continuem privados de uma educação musical séria desde cedo, nas nossas escolas... Continuamos a anos-luz de muitos países europeus (e extra-europeus também...).
Até breve!
Um beijinho! :-)

Shadow disse...

Só há pouco tempo tive oportunidade de conhecer o «cartoonices». Fiquei visita assídua! Sem dúvida , o António faz um excelente trabalho. Delicio-me com o seu humor (soberbo!) e a sua pintura.

Beijinho! :-)

RIC disse...

Olá Carla!
Acho que fazes muito bem! O humor dele é de primeira, tal como a pintura.
Um dia destes sou capaz de escolher meia dúzia de cartoons dos mais «apetitosos» e fazer aqui uma sessão de alta risota! Seria o máximo! Vou pensar nisso!

(Já percebi a «jogada»: agora, nas noites de terça para quarta, a Optimus «desliga os motores»... Mas no fim do mês. a conta a pagar é a mesma... Filhos da... Podiam avisar... Mas não! Eles estão acima da carneirada...
Espero conseguir «meter» esta resposta...)

Beijinho e óptima semana! :-)

Special K disse...

Já o conhecia como cartoonista. Devo dizer que não me causa grande surpresa descobrir o talento dele noutras áreas.
um abraço.

RIC disse...

Olá Paulo!
Acredito que não! Não sendo figurativa, a pintura parece ter «lá» tudo, perfeitamente sugerido. Quem não verá a torre dos Clérigos em «Barroco»? Maravilha!
Um abraço! :-)