quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

«Amarcord» - HOJE!





Noites da 2:
0:30

Um dos mais nostálgicos e fascinantes filmes de Federico Fellini!

"Amarcord" é a forma dialectal da Emiglia-Romagna (dialecto Romagnolo) do Italiano "mi ricordo" – que se escreve "a m'arcòrd" e significa "recordo‑me".

É exactamente o que Fellini faz ao longo de toda esta autêntica crónica anedótica, evocando a sua infância em Rimini e uma série de pitorescos episódios, pessoais e colectivos, nos tempos da Itália fascista, que é difícil saber se são verídicos ou imaginados.

Entre eles, surge a incomparável figura da bela Gradisca, uma vedeta local, e o seu romance com um aristocrata no Grande Hotel…

Obra em misto tom poético e satírico, "Amarcord" é um filme de memórias, de tempos perdidos, de paixões acordadas e pesadelos enterrados, que Fellini manipula como o mestre-de-cerimónias de um circo de íntimas emoções e observações, um espectáculo de graça, charme, encantamento e paixão.

Uma grande realização que conta com uma invejável série de prestigiados prémios internacionais, incluindo o "Oscar" da Academia de Hollywood para o Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Origem: Itália e França, 1973
Duração: 127', cor
Autoria e realização: Federico Fellini
Fotografia: Giuseppe Rottuno
Música: Nino Rota
Elenco:
Puppela Maggio, Magali Noel, Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Nandino Orfei, Luigi Rossi, Bruno Zanin, Gianfillippo Carcano, Josiane Tanzili, Giuseppe Lanigro, Ferruccio Brembilia.

If you, dear blogger friend and reader, won't most likely be able of watching this marvel on our TV channel, just grab the video or the DVD and offer yourself a treat. Italian cinema is eternal, you know? Just like Rome…

Uma pura jóia do eterno cinema italiano!
A não perder de modo nenhum!

RIC

16 comentários:

Anónimo disse...

Bem, Ric
eu sou suspeito, pois Fellini, é junto a Visconti e a Antonionni um dos três grandes realizadores italianos do século XX.
"Amarcord" é Fellini puro e do melhor, no seu estilo de tudo misturar sem nada confundir...
É um "pout pourri" de toda uma lembrança, é enfim um diamante, não em bruto, mas em todo o seu resplendor.
Que belo é o bom cinema, caramba!!!!
Um abraço.

RIC disse...

Eu já sabia, João, eu já sabia... Que cinéfilo não reage assim a uma solicitação destas, hein?...
Estou desejoso de voltar a ver e a ouvir «Gradisca!...» - música para os meus ouvidos...
«E viva il cine ialiano! Sempre così bellissimo!»

Tongzhi disse...

Eu já vi e revi várias vezes. É, de facto, um filme excelente, uma marca no cinema.
E ainda,
Obrigado pela tua visita. Eu já te venho seguindo há uns tempos!

RIC disse...

Olá Tongzhi! Sê bem-vindo! E obrigado eu também!
Pois é, se não for eu a desemburrar, os silenciosos manter-se-ão silenciosos... Que é que se há-de fazer?... Esperemos que 2007 dê uma ajudinha...
Hoje vou deliciar-me de novo! Mal posso esperar! Gosto muito deste filme!
Um abraço amigo! E Boas Festas!

Anónimo disse...

Sabe que eu acho que ainda não vi esse filme!
Vou procurar o DVD (ou mesmo o VHS) na locadora.
Abraço!

RIC disse...

Excelente ideia, Carioca! Vale muitíssimo a pena vê-lo, e tenho a certeza de que vais gostar! E, como todo o bom filme italiano, tem momentos muito divertidos!
Um abraço!

Anónimo disse...

Vou-me apressar no meu passeio virtual para ir preparar um café, acender a lareira e sentar-me confortavelmente a (re)ver « Amarcord». Como bem disseste um fascinante filme!
:-)

RIC disse...

Boa noite, Carla! Também eu estou agora a antecipar a «ronda nocturna» para me instalar a rever um dos filmes que me fascinaram e divertiram quando os vi pela primeira vez. Em vez do café, que já tomei depois do jantar, vou preferir o meu «late evening scotch». Como não é velho (está caro demais!), bebo-o bem gelado... Provoca uma reacção excelente: não há frio que me afecte!
Beijinhos! :-)

Tongzhi disse...

É engraçado perceber os rituais de cada um.
Eu também jantei, tomei café, e ando por aqui até à hora Amarcord!

RIC disse...

... E eu, Tongzhi, aproveitei este intervalo para uma tarefa que não precisa de concentração: fazer uma limpeza à minha caixa de correio electrónico, que estava cheia de e-mails (in e out) obsoletos. Agora que o Ano Novo está a chegar, achei que seria uma boa ideia...
Desejo-te um bom serão cinéfilo!
Obrigado por te sentires à vontade para comentar!
Um abraço de boa noite! :-)

Jack disse...

You've been a busy boy today.

Never saw that one either.

I have a lot of catching up to do!?

T-Bird disse...

and let us not forget the composer of the soundtrack. will have some numbers from this film on Saturday Night Soup for the Soul later in the Spring.

RIC disse...

At last, someone came to break the Portuguese monotony of the day! It had to be you, Joel!
I have, have I not?...
You'll catch it up alright, don't worry! Main thing is you want to catch up!
Hugs!

RIC disse...

Yeah, Will, Nino Rota is great indeed!
Have you all that figured out until speing?! My, my, what a dilligent blogger you are...

Gumby disse...

wow. I read this, and understood A LOT just because of my Italian study. I just wish I knew how Portuguese was pronounced. :-(

RIC disse...

Yes, Gumby, I'm absolutely sure you did! So is the world of Romanic languages. All the Italian I know nowadays I've learned it through the French I speak since childhood. And the more you read the more you understand...
I'll try to figure out a way to pass you some main principles of Portuguese pronounciation in comparison with Italian, since you know this one «live». Promise!
Best wishes, dear friend!